Os segredos dos Blogs de sucesso

Olá leitores nerds!. Por muito tempo eu esperei pra escrever este post, fiz uma intensa pesquisa sobre os blogs de maior sucesso no Brasil e descobri como eles chegaram a tal nível. Quase metade dos meus leitores são blogueiros, e a maioria destes tem blogs que estão encalhados nas cem ou duzentas visitas diárias. Este post é especialmente dedicado a eles e a qualquer um que produza conteúdo para a internet. Senhoras e senhores, peguem seus caderninhos e anotem os seguintes tópicos que eu vou listar a seguir, eles podem alavancar o seu blog para o sucesso!.

Lição 1 – tenha um conteúdo bom e original.

Bem, não existe leitor que agüente passar por 10 blogs de tecnologia e ver a mesma matéria nos 10. Copiar demais conteúdo pode causar muitos danos a imagem do seu blog, por isso que eu recomendo que você, amigo blogueiro, crie seu próprio conteúdo e se certifique de que ele agrada aos seus leitores. Não existe blog que resista a um conteúdo ruim ou mal trabalhado. Todos os grandes blogs especializados em algo, como o Jovem nerd que é especializado em cultura nerd. Ou o MacMagazine, que é especializado em produtos e noticias da Apple tem um conteúdo totalmente focado para o seu publico alvo e que é totalmente original, e é ai que entra a segunda lição.

Lição 2 – Descubra qual é o seu publico.

Como eu disse na ultima lição, seu conteúdo deve ser original e focado no seu público-alvo. Descobrir no que você escreve melhor e o que o seu publico gosta é uma das chaves principais para se alcançar o sucesso. Note que os blogs que falam sobre 5000 assuntos ao mesmo tempo têm uma aparência desorganizada e geralmente confundem o leitor. Crie um padrão de assuntos para que esteja na cara sobre o que é o seu blog, não que você precise sempre falar dos mesmos assuntos, mas tente não fazer uma bagunça de idéias.

Lição 3 – tenha um blog bonito e organizado.

Esse é um mandamento da web que eu não deveria nem estar comentando aqui, mas já que eu tenho leitores de todos os tipos eu preciso atender a todos, mesmo os que não entendem nada de webdesign.  É obvio que o conteúdo é a parte mais importante de um site ou blog, mais a parte visual ajuda em uns..  100%! na hora de conquistar novos leitores. Raciocine por um minuto comigo, você prefere ler uma noticia em um site bonito e organizado como o Jovem Nerd News ou em uma pagina do Myspace com mil gifs brilhante e emoticons piscando na sua cara ?.

Lição 4 – escreva corretamente.

Acentos, coerência e concordância são coisas que podem levantar um texto ao mesmo modo que a falta deles pode destrui-lo. Eu passei a reparar nisso depois que a meu amigo canha, do blog Digital Paper, me falou que os melhores blog do Brasil tinham um português impecável, e que eu só poderia crescer enquanto blogueiro quando eu me preocupasse com a estética gramatical dos meus textos. Vale uma dica para os blogueiros, escrevam seus posts no Microsoft Word, ele é uma mão na roda na hora de corrigir as suas falhas de acentuação.

Lição 5 – fale com os seus leitores.

Uma coisa que eu adoro, como leitor de blogs, é quando o administrador responde as minhas duvidas e agradece aos meus elogios. Falar com o leitor, através de comentários ou qualquer outro meio de comunicação, é uma oportunidade de ter um feedback instantâneo e o leitor vai se sentir mais próximo de você, e incentivado a trazer mais gente para visitar o seu blog.

Lição 6 – dê um passo de cada vez.

Não ache que começando um blog em uma semana, na outra semana você vai estar milionário e com 100.000 de views. Todos os sites e blogs que chegaram a um grande nível de sucesso não chegaram até lá facilmente, toda a caminhada até o topo demandou uma grande quantidade de esforço e dedicação por parte de seus criadores. Só para vocês terem uma idéia o Jovem Nerd começou em 2002, o MacMagazine começou em 2001 e o interney começou em 1996!.

Bom, eu preciso terminar este post que está ficando gigante. Se você é blogueiro, divulgue este post para os seus colegas blogueiros, vamos crescer juntos!. Outra coisa, ficou faltando uma lista dos blogs que eu acho que devem ser chamados de “grandes” (mas eu mostrei alguns, como o Jovem Nerd e o MacMagazine), mas se acalmem meus colegas blogueiros, considerem este post como a parte 1, posteriormente eu irei fazer a continuação com muito mais dicas.

Vida longa e próspera nerds!

 

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Os segredos dos Blogs de sucesso”

  1. Guilherme Briggs Says:

    Oi, Pedro, muito legal a sua matéria sobre Blogs, achei muito bem escrita, com informações claras e úteis para quem ama a blogosfera. Você está de parabéns!! ^__^

    Eu acho também que o blogueiro deve se divertir, fazer sem compromisso ou uma meta muito definida suas postagens também, em nome da diversão, da alegria que proporciona a si mesmo. Nada deve ser feito pensando na “popularidade” ou no “sucesso” que tal assunto ou postagem vai ter no seu blog, no número de visitas. Essa parte da arte se expressando livremente sem pensar a quem atinge é importante também, esse elemento de caos, pois daí surgem idéias bem originais e inesperadas. O Blog tem que ser um registro, um relato informal de sua época e não um festival de elementos “datados” ou clichês baratos para angariar a simpatia fácil e imediata dos internautas. O que pode acontecer também é que o dono do Blog acaba ficando mais convencional, mais acomodado, querendo sempre seguir com o “time que está vencendo” (sempre falando de assuntos quentes ou polêmicos ou mesmo populares, em evidência, na moda) e esquece da espontaneidade, da simplicidade.

    Bom, continue blogando, se divertindo, informando e sendo feliz com o seu blog, pois este nada mais é do que um pedacinho seu que é dividido com o mundo inteiro. Um abração!! ^__^

  2. Rodrigo Matos Says:

    Parabéns, muito lega essa sua matéria sobre como ter um bom blog, bem informatica e de fácil compreenssão, gostei muito

  3. Rafael Fischmann Says:

    Obrigado, cara, belo texto! 😉 Só um adendo: o MacMagazine (bem diferente do formato atual) começou, na verdade, em abril de 2002. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: