Download de series é crime ?

 

Downloads de série é crime ?

Olá leitores nerds. Eu posso dizer com segurança que 70% dos meus amigos baixam series da internet. Eu mesmo recorro ao meu amigo Paul torrent quando quero assistir uma serie antes de chegar na TV Brasileira. Mas eu tenho que expor um questionamento a vocês que eu fiz a mim mesmo: Baixar séries é crime ?. Eu nem vou entrar nos méritos dos downloads de musicas e programas, isso merece ser discutido em outro post.

Bem, a primeira coisa que eu devo esclarecer é o que é pirataria. Pirataria é o ato de piratear, ou seja, copiar e vender algum conteúdo protegido por direitos autorais. Não sei se vocês repararam, mas o ponto chave está a algumas palavras atrás: Vender. Você só se torna um “criminoso” se passar a ganhar dinheiro de forma direta ou indireta com o seu produto. Como eu vejo em alguns camelôs que vendem DVDs com varias series em AVI e RMVB.

Você, ao baixar alguma série, também está infringindo algumas leis de direitos de divulgação. Mas isso não é relevante, pois é aqui onde eu entro com o meu argumento principal a favor dos downloads de series. Eu acho que os downloads de series são uma ótima forma de divulgação, principalmente em países onde os Boxes de séries são caros. Pra vocês terem uma idéia, nunca se vendeu tantos boxes no Brasil. Tudo isso é resultado da influencia dos downloads, afinal a qualidade de imagem e de som de uma serie baixada é bem inferior a de um DVD. Logicamente, o cara que assiste vai pela internet tem mais chance de comprar um Box do que uma pessoa que não tem nenhum conhecimento de series.

Outra coisa importante que sempre existiu na internet, e hoje é fundamental para o mercado de series é o feedback instantâneo. O destino de muitas séries e filmes está sendo cada vez mais decididos na internet, e o público-alvo está cada vez mais interativo com os novos lançamentos. Eu mesmo fico maluco quando eu vejo uma serie boa, como vocês viram no post sobre Dexter.

Bem, esta discussão está longe de acabar, mais eu acho que eu fiz o meu ponto aqui. Como sempre diz Hollywood : Stay Tunned! :).

Links Interessantes

Brazil séries

Yablog (conheçam um profissional em download de séries)

IsLifeCorp 

Acho que eu vou mandar este posta pra fox, pra warner e HBO. Vamos ver no que dá.

Vida longa próspera ! (isso vem de uma série 🙂 )


Tags: , , , , , , , ,

5 Respostas to “Download de series é crime ?”

  1. Morris Maperns Says:

    Opa Nogueira! Tudo isso é muito bacana. Sim, o feedback é ótimo.
    Mas quanto à definição de pirataria, enquanto crime, tem aí um pouquinho de inocência… Você não paga pelo download, muito bonito. Mas você dá visitas pro site que fornece o .torrent. E o que acontece nesse site mesmo? Publicidade paga, e bem paga. Que é proporcional ao número de visitas. Visitas, lembra?
    Pois é.

    : Fique ligado! 🙂

  2. Jessy Says:

    E aí Pedro!Como vc sabe eu faço downloads de séries e mais recentemente filmes…Bom, a comodidade de baxar e assistir no seu computador e imensa e talvez esteja na hora dos grandes estudios abrirem os olhos pra este novo grande mercado…de repente uma assinatura mensal que se pagasse a Warner pra baxar todas as séries dela que quiser?Ou pagar por temporada mesmo…Se não pode com eles junte-se a eles…Talvez nem todos estejam dispostos a pagar por algo que conseguem de graça, mas existem pessoas que topariam…eu pessoalmente pagaria contanto que fosse um preço razoavel…

  3. pedro nogueira Says:

    Jessy, os estudios já abrirar os olhos, só que não para o brasil. As grandes emissoras, como a ABC e a rede DISCOVERY, já disponibilizam series completas em seus sites. Mas isso é impedido para o brasil.

    A questão é, quando as emissoras vão lembrar do brasil ?

  4. Christiano Lima Santos Says:

    Nogueira, você pode até dizer que não é pirataria no sentido de não envolver diretamente o LUCRO com produtos de terceiros sem autorização, mas você está, no mínimo, roubando/furtando, pois você está adquirindo um produto sem pagar pelo mesmo.

    Por exemplo, se você fosse até uma banca de revista, furtasse um exemplar para si mesmo. É roubo, não é? Independente de você estar pensando em vendê-la ou para uso pessoal, é roubo (ou furto, que é geralmente a melhor forma de denominar esse tipo de crime).

    Então, da mesma forma, isso é crime e não adianta dizermos que não estamos lucrando em cima disso: isso é desculpa esfarrapada que muitos inventavam antigamente para tentar defender-se de seus atos.

    Você deve estar pensando: ele agora vai ser hipócrita e dizer que não baixa filmes ou séries. Não, não vou dizer isso porque também já baixei tal tipo de material, claro. Às vezes porque perdi um filme e não queria esperar os seis meses até chegar na locadora, às vezes porque assisti no cinema e não estava a fim de pagar outros R$ 15,00 (isso sim é que é um crime!) para poder assistir outra vez ou por algum outro motivo qualquer.

    Concordo em parte quanto à divulgação: eu mesmo leio muitos livros na própria livraria, mas isso não me impede de comprar em igual quantidade (nem sempre os mesmos, mas compro vários). Agora, este não é um comportamento padrão: muita gente baixa e assiste para não pagar e, depois, é claro que não adquire aquele produto!

    Vamos falar do “lado bom” da coisa, mas não vamos querer esconder toda a podridão que, infelizmente, há no tema.

  5. Christiano Lima Santos Says:

    Ah, e claro, se as detentoras das séries liberam as mesmas para download, aí é claro que não há nada de errado em baixar, emprestar, etc. 🙂

Deixe um comentário

