Usando Photoshop em um Netbook

photoshopeeepc

Olá leitores, após pesquisar muito e passar muitos dias fuçando em blogs e sites de vendas e reviews de computadores eu decidi adquirir o meu Pc atual, e é este do qual eu vos falo. Se trata de um Asus EEE PC 1008HA, um netbook lançado em junho de 2009 que alem de ser bastante útil é também muito bonito.

As configurações da maquina são modestas comparadas ao meu antigo notebook, mas o 1008HA me surpreendeu na sua capacidade de processamento. Ele tem 1GB de memória ram, 160GB de HDD 5400rpm, Wifi nos padrões B, G, e N, Windows XP home SP3 e um touchpad que aceita multiplios toques (pré programados).

A primeira coisa a fazer após liga-lo foi instalar os programas básicos que eu utilizava no meu antigo notebook, eles são : Skype, Safari, Chrome, Firefox, Babylon, Windows live messenger, iTunes 9, Notebook Hardware Control, BrOffice e alguns outros programas técnicos para o gerenciamento de redes WI-FI.

A instalação de todos estes programas levou pouco mais de quarenta minutos, e o consumo de memoria Ram do sistema em repouso ficou entre 400 e 420 Mb. Logo depois disso foi a vez dele, do essencial, do maravilhoso, do extremamente útil Photoshop!.

Photoshop CS3

Eu testei duas versões do PSCS3, uma portátil e a versão original do cd de instalação. Após instaladas as duas versões, a que mais apresentou estabilidade e se manteve sem travar foi a versão completa. Mas tanto esta quanto a portátil se mostraram lentas. mesmo em edição de imagens pequenas, como um wallpaper de resolução 1024×768, o programa se mostrou irritantemente lento. Não recomendo a não ser que você tenha muito tempo, e paciencia, livres.

Photoshop CS2

Logo que eu desintalei a versão CS3 do Photoshop foi hora de partir para a sua versão anterior. A instalação foi rápida e tranquila, sem problemas. O programa iniciou rapidamente, em aproximadamente 14 segundos e após menos de 10 minutos, o tempo levado na instalação e inicialização do programa, eu já estava editando imagens. O PSCS2 editou imagens de até 3000x3000px sem apresentar muita lentidão nos processos. Vale apontar aqui que em todos os testes realizados nas versões dos programas, só o photoshop estava aberto. Apesar de mostra um bom desempenho, o Photoshop travou em diversos momentos de uso. Não travou por problemas de desempenho da maquina, mas sim por bugs do próprio programa. Provavelmente este foi um defeito de integração Photoshop/Sistema operacional ja que o PSCS3 não travou, mesmo em tarefas pesadas. Recomendo que você teste por si mesmo, ja que aparentemente o problema é com o meu Windows.

Photoshop CS

Depois de me decepcionar com o Photoshop CS3 e encontrar bugs no CS2, foi a vez de partir para a minha ultima esperança : O Photoshop CS. Assim como foi com o PSCS2, a instalação foi rapida e sem problemas. O boot do programa se deu em apenas 9 segundos, um ótimo desempenho, mesmo para um netbook. A edição de imagens transcorreu sem problemas e eu consegui até editar um poster de 33×27 cm em 300dpi. Não tive problemas com nenhum aspecto do programa, inclusive ele me permitiu usar o Firefox 3.5 com 21 tabs abertas e escutar musicas no iTunes sem problemas de travamento ou demora sem-fim. Versão totalmente recomendada!.

Espero que este mini-guia tenha sido util, provavelmente as recomendações dadas aqui sirvam para modelos com com configuração similar.

Links Interessantes

Site Oficial do Asus EEE PC 1008HA

Pagina do Mercado Livre onde eu comprei o 1008HA. (recomendo o vendedor, muito honesto)

Imagens do Asus 1008HA No google images

Video do Photoshop CS4 rodando em um EEE PC

Vida Longa e Próspera!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Usando Photoshop em um Netbook”

  1. taobsd Says:


    Netbook & Kindle Reviews & Ratings for Find the Best Netbooks & Kindle

  2. Heloisa Says:

    Muito útil seu post, tinha várias dúvidas a respeito de instalar o PS, tão essencial, em um netbook!

    obrigada, beijos!

  3. Fabio Pagliuca Says:

    Oi Pedro,

    Muito interessante o seu post sobre Photoshop em um Eee PC.

    Tenho tentado essa instalação mas estou encontrando problemas em relação a resolução mínima aceita pela adobe: 1024×768 contra os 1024×600 do meu neet.
    Não sei se está relacionado com o fato do meu windows ser o 7 starter.

    Vou deixar a sujestão para vc fazer um post passo a passo da instalação do Photoshop

    Bom post, bom blog. Parabéns

  4. Juliana Says:

    Ola,
    Adoreiii sue post, e como uso muito isso, nao entendo muito de pc, estou vendo a possivel compra de um netbook com 2gb de ram e 16gb de hd isso é bom o suficiente para eu instalar o photoshop Cs entre msn, word e tal?!
    E qual o site que você entra para instalar sem que ele seja temporário?!

    Obrigada,

    beijos!!!

  5. Rafael Says:

    No meu EEE 1005HA com 2 gb não funcionou nenhum!
    E agora? =(

Deixe um comentário

