Resenha : Earphone JBL Reference 200

Olá queridos leitores, cá estou eu novamente, desta vez para fazer um a resenha do fone de ouvido in-ear JBL Reference 220. Ele chegou agora a pouco e eu fiquei tão satisfeito com a peça que decidi fazer uma resenha aonde eu vou mostrar os pontos bons e ruins desta belezinha. Então, vamos lá ?

A Embalagem.

Eu estou acostumado a comprar fones de ouvido pela internet, e eu sempre noto que os vendedores dificilmente mandam a embalagem do produto, que normalmente vem em blister de plastico. Tirando alguns fones mais caros que eu tenho, custando acima de R$ 200,00, todos os outros vieram em embalagens tosquinhas. Mas eu tive uma surpresa com o Reference 220, ele não só veio em uma embalagem, como veio em uma embalagem bonita, resistente e bem interessante. A parte frontal da embalagem abre como se fosse portinha, mostrando assim as características do fone escritas em oito idiomas diferentes, entre eles o inglês e o espanhol. Ponto pra Jbl, que fez uma embalagem bonita e resistente e para o vendedor, que teve a atitude de envia-la. Na embalagem, vieram um manual do usuário com especificações, modo de uso e outras informações gerais, a nota de garantia de um ano da fabricante, um pacotinho com 3 ponteiras nos tamanhos P, M e G e um par de suporte de orelhas para corrida.

Agora vamos ao que interessa, o som!

O Fone.


Abri a embalagem, desenrolei o fone, coloquei as ponteiras tamanho M, pluguei o fone no meu iPod nano e dei play. A primeira coisa que eu notei no fone foi que as ponteiras de silicone realmente isolam os seus ouvidos do barulho exterior. A segunda coisa que notei foi que o som do fone era bem agradável e um pouco puxado pros medios e agudos. Ele me lembrou o Creative EP-630 em algumas musicas. Até aí nada muito surpreendente, mas foi só colocar o equalizador do iPod em “eletronic” que o fone mostrou o seu verdadeiro potencial. As frequências graves, que ficaram tímidas de inicio apareceram e o fone ficou balanceado. Mostrando frequências agudas e médias com um ótimo nível de detalhes. Já as graves apareceram e não fizeram feio. Ficaram bem balanceados com o resto do som, não ficaram abaixo nem acima das outras frequências, ficaram do jeito ideal.

O fone entrou bem no meu ouvido, acho que o mais confortável que eu já usei na vida. As ponteiras de silicone realmente vedam a grande maioria dos ruídos externos. Isso é bom para tirar quem é viciado em musica – como eu – de uma surdez grave, já que não é necessário aumentar o volume para competir com o exterior e você escuta todos os detalhes da musica. Ponto pra JBL.

Alem do conforto, outro destaque do JBL Reference 220 é o seu fio, que é feito de um material entrelaçado que lembra uma corda, e é bem confortável de se usar. Eu que costumo usar os fones ao redor do pescoço (costume adquirido usando o meu Sony MDR-EX82) adorei o material do fio, que desliza na pele sem incomodar ou arranhar.

Em comparação a outros fones que eu tenho, principalmente os da AKG e Sony, o Reference 220 é fraco nos graves, já que eu tive que mudar a equalização do iPod para eles aparecerem. Mas nos médios e agudos este fone é muito bom. Eu recomendo escutar musica instrumental com ele, como musica clássica ou violão.

Por fim, eu deixo a minha recomendação positiva. O JBL Reference 220 não entra na categoria dos fones intra auriculares de alto desempenho, como o Sony Mdr-ex700sl ou o Sennheiser CX500, mas ele não faz feio comparado aos outros fones de sua categoria. É um fone entre o usuario comum e o audiofilo.

Veja aqui a galeria com todas as fotos :

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu comprei no Mercado Livre, no vendedor MAK DJ AUDIO. Recomendo que comprem nele, que é um ótimo vendedor e tem fones de ouvido para todos os gostos e bolsos.

Vida Longa e próspera!

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “Resenha : Earphone JBL Reference 200”

  1. Tagore Says:

    ótima dica, Pedro. Tô procurando saber sobre fones há um tempão no google porque os meus tem vida util mais que pequena… vlw

Deixe um comentário

